TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

SAUDAÇÕES

"Toda força será fraca, se não estiver unida."
(Jean de La Fontaine)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

DIA DE ELEIÇÃO, DIA DE DECISÃO, DIA DE RENOVAÇÃO!!

   

INICIOU SEMANA PASSADA(08 DE ABRIL), AS INSCRIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA DIRETORIA E DO CORPO FISCAL PARA AS ELEIÇÕES DA AVGMTF.
SERÃO INSCRITOS 10 ASSOCIADOS QUE ENTRE SI, DISPUTARÃO 3 VAGAS PARA FAZEREM PARTE DESTE CORPO.
OS QUE IRÃO TRABALHAR NO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO EVENTO, TERÁ A PREMIAÇÃO DE 2 DIAS DE FOLGA. SE O MESMO ESTIVER ATUANDO EM SEU DIA DE FOLGA, TERÁ O PREMIO DE UM DIA, DECORRENTE DA DATA DA ELEIÇÃO.
AS INSCRIÇÕES ESTÃO ACONTECENDO DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO, DAS 13 ÀS 17 HORAS, E PROLONGARÁ ATÉ O DIA 19.

AVGMTF




Começou a disputa para a presidência da Assossiação dos vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas.
O momento é de grande valia para a categoria, pois é na participação eleitoral de uma associação, que a classe colocará nas mãos daquele que sempre preocupou-se com o destino da instituição o poder de trazer para a vida profissional, a instabilidade, segurança e a possibilidade em realizar o que tanto almeja.
Quase tudo o que a guarda tem de palpável hoje, é fruto de uma parceria entre a associação, departamento e administração municipal.
Só para lembrar, hoje, a Guarda municipal de nosso município goza de uma escala justa; está lotada em Secretaria própria; passou por uma capacitação que deu o direito da grande maioria de seu corpo de servidores em adquirir um fardamento digno; viaturas que facilitam o deslocamento dos grupamentos de patrulhas e guarnições com maior conforto; todo o comando é da própria instituição; ressaltando ainda, que a categoria está trilhando uma renda salarial que estabilizará uma aposentadoria com mais qualidade nos tempos futuros. Conquistas essas, resultantes da busca continuada desta parceria.

A AVGMTF, é uma instituição de uma integridade tão notória, que podemos até adotar a aprovação do estatuto da guarda municipal na forma que foi apresentada por essa associação ao grupo que avaliou tal documento, como um atestado de boas relações sociais e políticas. (o documento teve 95% de aproveitamento, passando por apenas algumas correções ortográficas e de interpretações)



Neste processo Eleitoral de 2013, a Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas, com o auxílio de sua consultoria jurídica, montou um regulamento que está amparado por lei, tanto federal, quanto sindical (CLT, OMT), elaborado com a preocupação de que os direitos dos candidatos sejam preservados e a integridade do voto seja respeitado e legitimado.
As inscrições para os interessados a participarem da diretoria e do conselho fiscal deste pleito de 2013, foram iniciadas desde o dia 08 de Abril, e prolongará até o dia 19 seguinte, sendo que até o momento já compareceram 4 possíveis candidatos à presidência para obter a documentação que dar direito à inscrição de chapa da diretoria e também 3 membros associados para concorrerem a vaga de conselheiro fiscal.
O diferencial das eleições deste ano, é que cada fiscal vai fazer a sua inscrição e receberá o voto individual, totalmente desvinculado a qualquer chapa da diretoria. O regulamento atual, corrige o erro cometido os pleitos anteriores, em que o grupo fiscalizador era vinculado a chapa da diretoria. Com essa correção, o conselho fiscal fica livre para atuar simplesmente a função que lhe cabe. Fiscalizar todas as ações da  gestão em que estar inserido, sem laços com os membros da diretoria.
O voto será secreto, sendo que cada cédula vai trazer as opções de chapa por numeração, onde o eleitor marcará apenas o número correspondente à chapa de seu candidato.
Outra correção feita pelo novo regulamento, é a escolha do coordenador, que anteriormente era de responsabilidade de uma pessoa não vinculada à instituição. Neste pleito, o coordenador será um guarda associado.
Em um bate papo com o atual presidente da AVGMTF, o Sr Gilberto José dos Santos, é revelado o quanto se conquistaram nestes últimos 4 anos, tempo que o GM se encontrou a frente da instituição, e enfoca que toda a diretoria tem o mérito por essas conquistas, pois foi uma gestão com iniciativas coletivas, que incorporou um conceito de sempre buscar melhorias em todas as áreas da categoria e nunca deixando de lembrar dos direitos individuais de cada membro associado.
                          
Quando perguntado sobre os desafios da próxima diretoria, ele relata que a maior dificuldade vai ser a própria diretoria se encontrar; havendo que buscar o conhecimento, pois o meio sindical não é terreno que se pisa já sabendo de tudo. O líder terá que se conscientizar de que nem tudo o que se pede em uma mesa de negociação vai poder ser concretizado.
“A nova diretoria vai ter que buscar saber o significado de um conselho fiscal, de suas diretrizes, até mesmo, buscar saber o que é uma associação. E nesse primeiro contato, haverá uma necessidade de construir o seu próprio estatuto social em comunhão com as leis municipais, para que daí, ela possa galgar caminhos pertinentes a luta da categoria” –encerra Gilberto.
OS serviços da AVGMTF, teve inicio em meados de 2009/2010, com uma categoria de servidores desmotivados por carregar um impasse na nomenclatura.

Desde 1990 até 1998, a classe respondia como Guarda Municipal, e a partir do ano que se seguiu, a administração do município, abrindo concursos para Vigias, justificou a aprovação do estatuto municipal que substituíra a nomenclatura de Guarda, para Vigia.

Essa luta pela valorização da classe, perpetua até nos dias atuais, que mesmo honrados com tantas vitórias, ainda traz no nome o titulo de vigia, e não o merecido Guarda (Civil) Municipal.
Talvez esse seria o grande desafio dessa nova Diretoria. Corrigir este gravíssimo erro na história de luta da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas.
Com a aprovação da nomenclatura, "Guarda Municipal", a classe irá conquistar um combo de benefícios. Seu próprio estatuto, com planos de carreiras, melhorias salariais e a legalidade, que legitima suas ações.

                        

A Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas, conta com 126 associados, 1 corpo jurídico que atende com profissionalismo a toda categoria, 3 conselheiros fiscais e 4 pessoas, integrantes da diretoria. 
                              

ASCOMGUARDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO AQUI

.