TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

SAUDAÇÕES

"Toda força será fraca, se não estiver unida."
(Jean de La Fontaine)

sexta-feira, 1 de março de 2013

PAZ TEIXEIRA





“A violência em Teixeira de Freitas não é um problema. É sim um desafio!” Assim diz o Prefeito João Bosco ao finalizar A REUNIÃO DE DISCURSSÃO DE DIRETRIZES, que aconteceu no ultimo dia do mês de fevereiro, a noite no metrópole palace hotel.

Esse encontro que foi promovido pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, teve a colaboração das Secretarias do município e do poder legislativo e executivo municipal, onde se reuniu lideranças das forças militares, civil e judiciário com o único intuito de traçar um plano preventivo e operacional no combate a violência.
Teixeira em 2010, chegou a liderar o 9 lugar como a cidademais violenta do Brasil, e desde então tenta combater esse câncer que dilacera de pouco a pouco o orgulho de quem construiu uma vida neste município.

“Estamos integrando essa ação em uma boa hora, que no meu ver, já é um grande motivo de comemoração”  diz Vilas Boas, sargento do corpo de bombeiros de nossa cidade, ao citar a integração corpo de bombeiros, policia militar e civil como colaboradores na execução do projeto.


Antes de abrir plenária para os presentes pronunciarem o apoio que vem dando a missão, foi apresentado pelo capitão França, Comandante da 7ª CIA  de PM de Eunápolis, um pequeno introdutório de como podemos explicar as causas da criminalidade e de qual maneira se pode combatê-las.
Capitão França com autoridade reconheceu que o papel do guarda municipal como uma terceira força no combate a violência no âmbito nacional, concretizaria permanentemente um ponto extra aos brasileiros, na luta contra a criminalidade.


“ se duas forças já fazem muito, imaginem três” diz o Capitão ao se referir aos guardas de outros estados que já usam armas de fogo em seu cotidiano profissional.

Quando se reportou ao artigo 144 da constituição federal, em que expõe a segurança, como dever do Estado, o Capitão teve a sua fala enaltecida mais tarde pelo Prefeito João Bosco, declarando que a lei diz “estado”, se  referindo ao cidadão, agente Formante de uma nação.
“ Não há figura do Estado na recuperação de usuários”- relata o prefeito – “ Na maioria das vezes, ou melhor dizendo, sempre esse papel fica a encargos de  ações em ONGsou da igreja. A prevenção do crime é dever de todos, pois qualquer um é vitima. E acrescenta que precisamos ter medidas sociais, e temos também que ter ações de corpo a corpo.

O Prefeito de nossa cidade encerra o encontro falando do sonho que tem de iniciar um programa de ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL. Agradeceu a todas as lideranças discursando que não entendemos qual a razão de tanta violência, por que se entendêssemos mesmo,  já haveriamos resolvido esse caso há tempos. Mas temos tentativas;
Diz: -“(...)não posso garantir que o programa vai dar certo, mas posso dar garantias que vamos tentar, vamos chutar varias vezes se necessário, até fazermos o gol. Ferramentas nós temos pra isso. Cada um tem suas habilidades e deve utilizá-las.”
-e conclui- (...) “peço parceria a toda rede de comunicação pra que nos ajudem a encontrar também uma solução a este problema. Tenho esperanças que o povo de Teixeira um dia vai encher o peito e dizer: Teixeira de Freitas, aqui se vive bem.
O Coronel Calheiros relatou que, apesar do esforço das Policias, a situação da criminalidade no municipio é preocupante.

 “A semente está lançada, nós não vamos desistir, vamos continuar firmes nesse propósito, traçar esse Plano de Segurança com Cidadania para a nossa população e fazer com que Teixeira de Freitas se torne cada vez mais uma cidade melhor para se viver”.

O cerimonial ficou por conta do inspetor GCM Araujo.
Participaram do evento, o prefeito João Bosco (PT), o secretário de segurança com cidadania Coronel Calheiros, o comandante do 13º BPM  tenente coronel Paulo Silveira, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Liomário Santos Filho, o delegado Marcos Antônio, representando a Polícia Civil, o capitão Sávio representando a Cipe Mata Atlântica, o sargento Vilas Boas representando o Corpo de Bombeiros, o presidente da Câmara de vereadores, Ronaldo Baitakão e o juiz da Vara Crime da comarca de Teixeira de Freitas, Argenildo Fernandes, o comandante da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas GCM Vieira e o sub comandante o GCM Alves, entre vereadores e secretários municipais.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 14 de março.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO AQUI

.