TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

SAUDAÇÕES

"Toda força será fraca, se não estiver unida."
(Jean de La Fontaine)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE



A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, através do Departamento de Defesa Social promoveu nesta quarta-feira, 10 de julho, um encontro com a comunidade do bairro Ulisses Guimarães e adjacências para aprofundar os conhecimentos acerca da situação daquele território. O evento foi realizado na Escola Joaquim José de Almeida e teve inicio de uma forma bem dinâmica, com uma apresentação teatral do Projeto da Guarda Municipal "o Guarda vai à Escola". Cerca de 120 pessoas participaram e nem mesmo o tempo chuvoso afastou o público, que permaneceu nas dependências da Escola durante as duas horas de explanação.

                      
   
                         

De acordo com o secretário da pasta de Segurança com Cidadania Coronel Bartolomeu Calheiros, o resultado foi acima das expectativas e deixou satisfeitos os organizadores e a comunidade. Antes da reunião desta quarta-feira, a secretaria havia realizado pré- audiências para a coleta preliminar de dados, inclusive, dos questionamentos que foram respondidos durante a reunião. Todo este cuidado é para garantir que o plano de ações desta secretaria, já denominado “Paz Teixeira”, esteja em perfeita harmonia com as necessidades da população, que desta forma participa ativamente de todas as mobilizações que já se iniciaram para a minimização da violência e criminalidade em Teixeira de Freitas, situação que “as pessoas entenderam muito bem”, garantiu o secretário Calheiros.

     
Ainda neste encontro, a comunidade pode expressar seus maiores anseios em referência ao tema abordado e, entre os pedidos mais recorrentes está a presença constante da PM nas ruas. Além disso, os populares demonstraram-se bastante comprometidos nesta causa e buscaram saber o que eles poderiam fazer para auxiliar o trabalho das polícias e da Secretaria de Segurança com Cidadania na manutenção da paz.
     
Ao responder estas indagações, o secretário Calheiros pediu, primeiramente, para que as pessoas denunciem, sempre que souberem de alguma coisa que comprometa a segurança e salientou: “existem várias ferramentas para isso, são sites, números de telefone, email (...) e tudo pode ser feito de maneira anônima, ninguém precisa ter medo”. Além desta orientação, as famílias foram aconselhadas a aumentarem a vigilância sobre suas crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo os vínculos familiares e mantendo-os mais presentes dentro das casas.
     

Esta reunião contou ainda com a participação de Policiais Militares, incluindo o comandante do 13º Batalhão o Ten. Coronel Paulo Silveira, de policiais civis, representados à mesa pelo delegado Wendel Ferreira e vereadores locais.

      

As informações colhidas neste evento, serão agregadas à outras já conseguidas em reuniões da Secretaria com as Associações de Bairro, Bombeiros Militares, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal no Seminário de Direitos Humanos e próximas audiências de territórios. Em concomitância, foram entregues alguns certificados para os jovens que participaram de curso realizado numa parceria da Secretaria e ordem DeMolay.

       

 Nesta sexta-feira, 12 de julho, a Secretaria definirá o local para a realização do próximo encontro para as discussões de território.

FONTE: sulbahianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO AQUI

.